dermatopgrj@gmail.com

Como se manifestam as verrugas?

A verruga é uma infecção viral que surge na superfície da pele e é causada pelo papilomavírus humano (HPV). Contagiosa, é transmitida pelo contato direto com pessoas (inclusive pelo ato sexual e no momento do parto) e/ou com objetos infectados, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. Pequenas feridas no corpo podem servir de porta de entrada para a germinação – motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas. Se a imunidade do paciente estiver baixa, ele se torna ainda mais vulnerável. Após o contato, pode demorar semanas e até meses para as lesões aparecerem.

Tipos

As verrugas variam de aspecto a depender do local onde surgiram. Normalmente possuem formato de couve-flor, são ásperas, da cor da pele ou planas, macias e escuras. Não costumam apresentar sintomas, mas podem provocar dor e sangramento.

Podem ser:

Vulgares

As mais comuns. Encontram-se com frequência em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos e joelhos.

Filiformes

Apresentam-se como projeções finas e alongadas, em geral isoladas ou pouco numerosas. Surgem na face, pescoço, pálpebras e lábios.

Planas

São como pequenas “bolinhas” acastanhadas ou amareladas, de no máximo 5 mm. Surgem com maior frequência na face e dorso das mãos de adolescentes.

Plantares

Mais conhecidas como “olho de peixe” pela aparência, encontram-se nas plantas dos pés. São muitas vezes confundidas com os calos e podem provocar dor ao andar.

Anogenitais

Lesões úmidas que, isoladas ou agrupadas, lembram o aspecto de couve-flor. Podem acometer a mucosa genital feminina e masculina, uretra, vagina, colo do útero, região perianal ou mucosa oral. Existem vários subtipos e alguns podem oferecer risco de câncer genital.

Tratamento

Verrugas podem desaparecer espontaneamente ou persistir por anos. Embora crianças possam se curar sem medicamentos, como as chances de contágio ou autocontaminação são maiores nessa faixa etária, o tratamento é recomendado. Já em adultos essa possibilidade de desaparecimento espontâneo é remota. Os tratamentos são feitos com medicamentos tópicos, ácidos e até cirurgia ou criocirugia. Cada tipo de verruga exige uma terapia diferente. Visite seu dermatologista!

Fonte: SBDRJ