dermatopgrj@gmail.com

Tipos de manchas denunciam diferentes problemas de pele

Existem diferentes tipos de manchas que podem aparecer no corpo. As cores e formatos podem diferenciá-las e, embora deva-se ficar atento, elas nem sempre indicam um problema sério de saúde.

Para evitar a maioria delas, o ideal é evitar exposição solar e usar protetores adequados quando for o caso.

Saiba mais sobre alguns tipos de manchas:

Melanose – diretamente ligada à exposição solar. São escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos. Surgem especialmente no dorso das mãos, colo e costas. Podem ser tratadas com laser e luz intensa pulsada.

Melasma – está relacionado a fatores genéticos, hormonais e solares. Costuma aparecer durante ou depois da gravidez e em decorrência do uso do anticoncepcional. Como não tem cura, o tratamento consiste em usar protetor solar com FPS acima de 50 e evitar lugares quentes. Costumam aparecer no rosto, buço e testa.

Nevo – são “pintas” benignas. Mesmo assim, deve-se estar atento quanto ao tamanho e a forma do nevo.

Nevo congênito – são “pintinhas” que já nascem com a criança ou são adquiridas até os 2 anos. Embora a princípio sejam benignas, é aconselhado acompanhá-las e até retirá-las em caso de suspeita de câncer.

Melanoma – um dos tipos mais graves de câncer. Apresenta-se como uma pinta em formato irregular e com mais de uma tonalidade. 

Queratose seborreica – facilmente confundidas com verrugas, sendo mais áspera, escura e geralmente surgindo em áreas de dobras e do rosto, além do couro cabeludo e tórax. Não apresentam histórico de transformação ruim, só traz incômodo estético.

Vitiligo – doença genética, autoimune e geralmente desencadeada depois de uma grave alteração emocional.

Pitiríase versicolor ou pano branco – também se confundem com vitiligo, mas neste caso são causados por um fungo e mais comuns em pessoas de pele oleosa.

Manchas de pós-acne – aparecem depois do processo inflamatório da acne. No inícioparecem avermelhadas, depois se tornam amarronzadas.

Cada tipo de mancha exige um tratamento adequado e o médico dermatologista é o responsável pelo diagnóstico e indicação da melhor terapia para o seu caso. Dependendo do tipo de mancha, podem ser indicados alguns ácidos e cremes clareadores e alguns procedimentos como luz pulsada, laser de CO2, peelings, crioterapia e até microagulhamento. Consulte seu médico!

Fonte: Medical Site